DICA – DIA MUNDIAL DA ÁGUA – LIVROS INFANTIS PARA CONSCIENTIZAR AS CRIANÇAS
Prezada família,
O dia mundial da água foi criado para que a sociedade faça uma reflexão sobre a sua importância. Cerca de 0,008 por cento, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo) e grande parte desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada. Por isso, separamos alguns livros infantis para contribuírem na conscientização das nossas crianças. Confira:
Meu planeta rima com água
É um livro de referência na literatura infantil de César Obeid. O livro foi escrito em versos por meio de rimas e brincadeiras com palavras. O intuito do autor foi captar o interesse da criança, e fazê-la entender melhor os comportamentos que poderão no futuro causar problemas graves por conta do desperdício do recurso hídrico. A obra oferece informações ricas sem deixar o lado lúdico e poético, além de estimular debates sobre o meio ambiente. Indicação: A partir dos 5 anos.
Aventuras de uma gota d’água
Aventuras de uma gota d’água de Samuel Murgel Branco. O livro conta sobre os caminhos percorridos pela água na natureza. A obra fala sobre as aventuras de uma gota d’água narradas por ela mesma. O livro conta como se formam os rios, os benefícios da água e as agressões que ela sofre com toda a poluição. Indicação: A partir dos 8 anos.
Iara e a poluição d’água
Iara e a Poluição das Águas, de Samuel Murgel Branco retrata a poluição das águas e dos rios através de um personagem do folclore bastante conhecido pelas crianças, a Iara, que é a protetora das águas. Além dela, outro personagem marcante entra na história, o Curupira, que é o protetor das matas e dos animais. Indicação: A partir dos 8 anos.
Uma aventura no mar
Uma aventura no mar, é uma obra de Luiz Eduardo Ricon, Maya Reyes-Ricon e Samuel Murgel Branco. A história é contada pelos personagens (Carol e Rique) de uma forma que nos faz entrar em uma verdadeira viagem por um dos ambientes mais ricos do planeta. O oceano abriga uma enorme diversidade de seres vivos e exerce uma misteriosa atração capaz de mexer com a nossa imaginação. Indicação: A partir de 08 anos.
A última gota
A obra é do autor J. L. Diego e conta a história da falta d’água no planeta. A persongem Kika chega da escola preocupada com a falta do recurso natural. Mestre Li a aconselha a ler a história de chuvisca, a última gota, que fugiu do exército clonadores. No caminho a gotinha encontra muitas cenas de desperdício, mas nunca perde a esperança de encontrar uma solução para o problema. Indicação: A partir de 08 anos.
Portanto, é importante conscientizar as crianças sobre a economia e a forma correta de utilizar a água para que no futuro não falte água e os livros de história infantil é uma forma para que elas aprendam e se divirtam ao mesmo tempo.