Ensino-Fundamental I e II

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

O bom aproveitamento do Ensino Fundamental é decisivo para que a criança tenha um bom desenvolvimento acadêmico e profissional no futuro. Entenda a importância do Ensino Fundamental I e II:

Ensino Fundamental I

É no Ensino Fundamental I que as crianças aprendem a ler, a escrever e a resolver exercícios de matemática simples aos 6 anos de idade. Aos poucos elas aprendem a interpretar e raciocinar. Favorecendo posteriormente o Ensino Fundamental II, pois até os 8 anos o cérebro ainda está em formação.

Os pequenos aprendem com a estimulação do cérebro, quanto mais conexões ele cria, maior é a capacidade de memória e aprendizado. Os estímulos são feitos através dos cinco sentidos: com músicas, leituras, cheiros, sabores e texturas, se forma lúdica e divertida.

No Ensino Fundamental I do CEDUC, além da programação de cada série, para cada aula o professor dispõe de um guia de orientação didática, que detalha os conteúdos, apresenta encaminhamentos e sugere atividades complementares.

O conteúdo, então, é aplicado em sala de aula com o uso dos materiais de apoio que, nesta fase de transição, cumprem funções específicas para cada ano. Como nos exemplos aqui ilustrados, sobre conteúdos de Português para o 1º e o 3º ano.

No 1º ano, a alfabetização utiliza materiais que visam colocar a criança em contato com as letras, palavras e textos diversificados. No 3º ano, o aluno é estimulado a utilizar seu repertório, de modo a ampliar seu domínio e compreensão da língua.

Para os três últimos anos deste segmento, o Sistema ETAPA oferece o curso opcional “Introdução aos números inteiros” — com materiais especialmente desenvolvidos e abordagem lúdica que favorece a interação e a reflexão, facilitando seus primeiros passos no universo dos números e abrindo o caminho para uma formação mais sólida e há um treinamento específico para professores sobre esse curso.

Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II CEDUC, do 6º ao 9º ano, os alunos têm contato com as matérias que irão criar os alicerces fundamentais para o conhecimento de todas as disciplinas. A área de Ciências subdivide-se em Química, Física e Biologia e aprofunda-se nas práticas de laboratório. Em paralelo, são dadas aulas de robótica, informática e artes.

No Ensino Fundamental II os alunos têm aulas semanais de música. Após a aula, podem participar de outras atividades, como o coral e as aulas de flauta doce. Entre as atividades extracurriculares há visitas monitoradas a museus, parques e instituições científicas.

Procurando desenvolver o enorme potencial que as crianças possuem, o Colégio CEDUC as prepara para ter firmeza nos próximos passos de sua vida.

Portanto, o Ensino Fundamental é a base do futuro dos pequenos, a educação básica é primordial para o desenvolvimento intelectual das crianças!