DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO!
Hoje é o dia nacional de prevenção e combate a hipertensão, mais conhecida como “pressão alta”. Entenda o que é e como combater e previnir a doença:
O que é a hipertensão?
A hipertensão é conhecida como uma doença silenciosa, por muitas vezes não manifestas os sintomas. A doença acontece quando a pressão arterial do paciente (maior de 18 anos), é superior a 140 x 90 mmHg (milímetro por mercúrio) – ou 14 por 9.
No brasil, a doença é causadora de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal.
Causas
A pressão arterial pode se elevar por diversos motivos, principalmente porque os vasos em que o sangue passa se comprimem. Vários fatores podem influenciar no desenvolvimento da hipertensão. Veja alguns:
- Histórico familiar
- Obesidade
- Diabetes
- Dieta rica em sódio
- Tabagismo
- Excesso de gordura no sangue
- Excesso de bebida alcoólica
- Sedentarismo
- Estresse
Sintomas
Além do acompanhamento médico, é necessário prestar atenção em seus sintomas, que são:
- Dor na região da nuca
- Visão turva
- Cansaço
- Tontura
- Sangramento no nariz
- Náusea e vômito (em casos avançados)
Riscos
Se a hipertensão não for tratada corretamente, pode acarretar em várias consequências, como:
- Insuficiência cardíaca
- Infarto miocárdio
- Arritmias cardíacas
- Morte súbita
- Aneurismas
- Perda da visão
- Insuficiência renal e crônica
- AVC isquêmico e hemorrágico
- Demência por micro infartos cerebrais
- Arteriosclerose
Hipertensão em crianças e adolescentes
A doença não poupa as crianças e os adolescentes. As pesquisas indicam que a elevação da pressão arterial na infância representa um fator de risco para a pressão alta apareça na vida adulta. Atenção pais, se na família há histórico familiar de hipertensões, redobrem a atenção com as crianças e com os adolescentes, pois a doença é hereditária.
Prevenção e tratamento
O diagnóstico precoce e a introdução imediata do tratamento para controlar a hipertensão na infância e na adolescência são fundamentais para previnir a doença no futuro. A mudança no estilo de vida é fundamental para para diminuir os níveis da pressão arterial nessa idade. Algumas mudanças são necessárias na rotina da família:
- É necessário mudar a rotina da família. Reduza o sal e os alimentos muito salgados.
- É importante que além das crianças, toda a família pratique exercícios físicos.
- De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 40% das vítimas de fumo passivo são crianças de até 5 anos. As substâncias químicas do tabaco, favorecem que a pressão alta apareça na infância. O ideal é que ninguém da família fume, principalmente próximo às crianças e dos adolescentes.
Portanto, a hipertensão pode ser evitada desde cedo. Não somente nas crianças e nos jovens, mas toda a família deve cuidar da saúde e manter uma rotina saudável!