COMUNICADO Nº 05/18 – ROTINA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE HÁBITOS – EDUC. INFANTIL
Querida Família!
A Educação Infantil tem como finalidade precípua, “o desenvolvimento integral da criança até 5 (Cinco) anos de idade em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. (Art. 29 da LDB – Lei de Diretrizes e Bases Nº 9. 394/96). O CEDUC parte dessa premissa para estabelecer e confirmar a indissociabilidade entre as atividades acadêmicas e as atividades da vida diária.
O cotidiano de trabalho pedagógico e formação acadêmica do aluno de Educação Infantil incluem ações educativas visando a favorecer o desenvolvimento da criança como ser social: controle fisiológico, hábitos de higiene, saúde etc. Enfim, formação de rotinas sociais fundamentais para o desenvolvimento pleno da criança.
Esse é um trabalho complementar a ação da família; a interação entre as duas vivências é essencial para um trabalho efetivo e eficaz.
Sendo assim, queremos compartilhar com você alguns
pontos importantes, da nossa Proposta Pedagógica! Precisaremos de
você para manter a disciplina com o referido trabalho. Estamos formando bons hábitos!
- HIGIENE
A rotina está sendo construída: lavar as mãos antes do lanche, depois do uso do banheiro, escovar os dentes após o lanche, etc. Observe-se que a autonomia é diferenciada: são crianças do Maternal ao Pré! Com o tempo teremos um hábito formado!
- Lembramos que a troca da escova de dente deve ser feita “periodicamente”. É compromissos da família”!
- Insistimos quanto à necessidade de “proteção” para a escovinha!
- A Sacolinha de Higiene precisa ser vistoriada diariamente para manutenção da organização e limpeza.
- Observe a lista de material que você recebeu!
- SONO / DESCANSO / MAMADEIRA
- O Maternal e o Jardim I têm um período de descanso após o lanche. O tempo é de, até, 40 min. É necessário e saudável para o desenvolvimento da criança nesta fase de vida!
- Se a criança chega à escola com sono, ela é levada ao “Descanso” para a “soneca” do início da tarde, é normal na fase de mudanças / transições. Essa medida afetiva é tomada com alunos de qualquer classe. Consideramos, neste caso, a necessidade do aluno.
- As chupetinhas, as fraldinhas/cheirinhos, os travesseirinhos, as mamadeiras, parte da vida de criança, são oferecidos somente no descanso e após o lanche. Tudo têm que estar na mochila.É preciso observar a necessidade de trocas das “fraldinhas e cheirinhos” diariamente.
- A mamadeira vem pronta de casa. Está na lancheira, mas separada do lanche! Se a criança não traz a mamadeira pronta na lancheira, fica implícito que ela já não tem este hábito. Esteja atenta!
3. DESENVOLVIMENTO DO EQUILÍBRIO / DESLOCAMENTOS DENTRO DA ESCOLA
- Não usamos tênis dentro da escola! Sugerimos dois tipos de calçado – “uso interno”: “chinelinho de dedo” (tipo havaiana) ou “Pantufa – antiderrapante.”
- Ele permanecerá na escola, guardadinho na “Sapatéia”. NOMEAR O CALÇADO: NOME COMPLETO!
4. CONTROLE FISIOLÓGICO – “SAINDO DA FRALDA!
- É um trabalho a ser realizado, um hábito a ser formado “via de regra”, com os alunos do Maternal e Jardim I. Este tem início, de forma organizada e sistemática, mais ao final do I bimestre. Estamos começando o ano e conhecendo a criança e suas rotinas e hábitos.
- Entretanto é bom lembrar: calcinhas / cuequinhas a mais na mochila sempre…! Não esquecer do saquinho plástico para a roupa molhada. Mesmo com os alunos que já “passaram” desta fase, eventualmente, acontecem os “acidentes”!
- Há, ainda, a necessidade dos produtos para a higiene pessoal bem como das fraldas descartáveis etc. As trocas acontecem, no mínimo, por duas vezes no período de aula! Esteja atenta com as quantidades das fraldinhas.
5. COPINHO DE PLÁSTICO.
- A água é oferecida à criança durante o período de aula em espaços sistemáticos; principalmente durante o verão. É o tempo de usar o copinho, que vai e volta na mochila todos os dias!
- Temos, agora, um bebedouro só para nós! Não precisamos mais de garrafinhas d’água!!
6. DIA DO BRINQUEDO
6ª Feira: Dia do Brinquedo! Dia do (apenas UM) Brinquedo preferido! Observe com atenção!
O brinquedo precisa estar (caber) dentro da mochila!
- O brinquedo não pode ser valioso! Não nos responsabilizamos por brinquedos que tragam ônus e prejuízos em caso de danos, extravios etc.
- Não enviar jogos ou brinquedos de armar com peças muito pequenas, que se percam com facilidade ou mesmo que possa representar ‘qualquer tipo de perigo para os alunos menores.
- O aluno deve trazer para a escola brinquedos simples, que possam ser compartilhados, com tranquilidade, entre os amigos.
É preciso perseverante paciência para tratar dessas questões. Elas são importantes! É a formação da ‘vida cotidiana’ dos nossos pequenos que precisa ser garantida.
A Semana de Adaptação continua… Nossa rotina está em organização!
Agradecemos a sua atenção e apoio às nossas solicitações
Equipe Pedagógica CEDUC