COMUNICADO Nº 33 – MUDANÇAS ACADÊMICAS – ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
Prezada Família,
Estamos em constantes mudanças: vida é construção! Na categoria deste tempo processual, onde a vida plena se inscreve, a Bíblia nos convida à continuidade do plantio no inescapável processo de mudanças.
“Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens, nunca segará” Eclesiastes 11.4.
No espaço escolar não é diferente. Sempre haverá tempo para esta semeadura na formação acadêmica; pois, Educação pressupõe a incansável Disciplina do processo de aperfeiçoamento das condições pedagógicas com a finalidade para que o ensino-aprendizado de excelência continue ocorrendo no alunato. Esta é a nossa preciosa semente!
Nesta perspectiva, projetamos para os dois próximos bimestres, a continuação do Projeto Monitoria em novo formato. Confirmaremos o trabalho para fazer “Azul a Matemática que, ainda, está muito vermelha” em acordo com o que segue abaixo. Solicitamos a sua atenção!
I – LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA.
- ENSINO FUNDAMENTAL II AO 3º ANO / EM.
- Projeto Monitoria / Estudo em Grupo.
- 1(uma) aula por semana no horário regular, na parte da manhã, para as séries do 6º Ano Fund II até o 3º ano Médio.
- Para que isto fosse possível foi preciso reorganizar a Grade. Deslocamos algumas aulas. O aluno tem a reorganização deste horário em mãos!
- Serão estudos contínuos orientados pelo professor especialista os quais se distinguem em dois grupos de trabalhos:
- o primeiro grupo / Monitoria capitaneado por aluno-monitor, previamente escolhido, cuja função será revisar conteúdos que ainda não foram assimilados através do estudo regular: É a RPB com medidas profiláticas para sair do Vermelho com uns…
- o segundo grupo / GRE – (ESTUDOS AVANÇADOS) de alunos se ocupará exclusivamente da lista de exercícios avançados: Vamos reforçar o azul com outros…
- Critério. Avaliação.
- A ‘seleção / agrupamento’ é tanto qualitativo quanto quantitativo. É o Professor que formará / agrupará os alunos: GRE / ESTUDOS AVANÇADOS ou MONITORIA?!
- O peso da avaliação para esta atividade será o nº de atividades feitas pelo aluno dividido pelo nº de atividades oferecidas no Bimestre, podendo chegar à unidade de nota máxima “10”.
II – 3º ANO/ EM E CURSINHO
INTENSIVÃO / PLANTÃO DE DÚVIDAS
- GRE / Outras Disciplinas.
- Grupos de Estudos Avançados para desenvolver o desempenho acadêmico. Serão estudos específicos com finalidades de temas relacionados ao Vestibular.
- Seleção/Disciplinas: Filosofia, História, Inglês e Português. Eis a organização!
- 1ª Aula – 14:00 – 14:40 – Temas de Filosofia / História.
- 2ª Aula – 14:40 – 15:30 – Oficina de Redação.
- 3ª Aula – 15:30 – 16:00 – Inglês para Vestibular.
- Intervalo de 20 minutos
- 4ª Aula – 16:20 – 17:00 – Oficina de Redação.
- Simulados. Contra turno
- Em geral, teremos Simulados toda a semana na quinta e sexta-feira no contra-turno, a partir das 14h00min.
- Com exceção dos alunos do curso pré-vestibular, todos são convocados mediante lista de presença com peso de avaliação igual ao nº total de presenças dividido pelo nº de simulados oferecidos, podendo chegar à unidade de nota máxima “10”.
MUITO IMPORTANTE!
NÃO HAVERÁ PROVAS REGULARES PARA O “TERCEIRÃO” NO FORMATO CALENDÁRIO BIMESTRAL.
OUTROS INTRUMENTOS AVALIATIVOS SERÃO USADOS PELO PROFESSOR PARA COMPOR A MÉDIA BIMESTRAL DO “ALUNO TERCEIRÃO”
III. AULA LIVRE.
A “aula livre” é o 1º horário / tempo de aula nos dias sem prova! Ela não será livre para alguns alunos! No III e IV bimestres elas serão 100% usadas como “espaço / tempo útil de aprendizagem e reforço” para os Estudos de Recuperação – RPB.
Senhores Pais!
Aproveitaremos todas as oportunidades para “impor” aos nossos alunos esta “disciplina de estudos, sistematicamente organizados”!
Precisamos que a família cuide deste compromisso escolar no ambiente doméstico! Informe-se sobre as atividades do Laboratório / Monitoria de Matemática com o seu filho! Ele terá todas as orientações/informações. Consulte a Agenda de Estudo em Casa dele!
Tomamos as medidas pedagógicas acima na expectativa de que elas venham, ao longo destes dois bimestres finais do ano letivo, confirmar o objetivo que temos em comum: buscar a excelência acadêmica para o nosso trabalho.
“Falar a mesma língua” é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho pedagógico!
Caminhemos… Há muito a conquistar!
Direção / Coordenação