Side Area Image
This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci. Proin gravida nibh vel veliau ctor aliquenean.

FOLLOW ME ON INSTAGRAM

+01145928421
mymail@gmail.com
+55 19 3563 2342

Blog

Ceduc-=Dia-do-indio

DATA ESPECIAL – HOJE É DIA DO ÍNDIO!

Hoje é o dia do Índio e os povos Indígenas foram fundamentais para nossa formação étnica e cultural. Por isso, é muito importante que as nossas crianças aprendam sobre a sua história. Separamos algumas curiosidades sobre os Indígenas. Confira:

A História do Índio no Brasil

Os Índios foram os primeiros habitantes do Brasil. Cada tribo tinha sua própria cultura, religião e costumes. O contato com os Portugueses foi prejudicial e marcado pela exploração e pelo o massacre. No começo, havia muitos Índios vivendo em nossas florestas. Hoje já estão em um número reduzido. Segundo dados do IBGE do Censo 2010, existem aproximadamente cerca de 734.131 mil pessoas que se consideram Indígenas, e apenas 358 mil vivem em reserva e ainda mantém os costumes tradicionais.

Dia do Índio

O dia 19 de abril foi escolhido para representar o dia do Índio graças ao I Congresso Indígena da América Latina no México. Assim foi instituído o dia em todo o continente americano. A data foi criada com intuito de que a cultura indígena fosse divulgada e para que os governos criassem normas em relação à preservação e proteção dos povos indígenas.

A Cultura dos Indígenas atualmente

Os Índios vivem de forma organizada. Muitos Índios vivem em aldeias e são comandados por chefes, chamados de “cacique”, “tuxauas” ou “morubixabas”. A transmissão da chefia pode ser hereditária. Os caciques devem conduzir a aldeia nas mudanças, nas guerras e devem manter a tradição, se responsabilizado pelo contato com outras aldeias e com os civilizados.

Costumes

Os Índios sempre moraram próximos dos rios, por isso, nós temos o costume de tomar banho todos os dias. Eles também nos deixaram de herança o uso de chás e plantas medicinais para curar doença, já que conhecem a natureza como ninguém. Se hoje nós plantamos e colhemos muitos alimentos, também é graças aos Índios.

Alimentação

Cada povo Indígena tem a sua tradição em relação a alimentação. Eles produzem a própria comida, e algumas tribos até vendem o excedente a plantação. O peixe, a banana, a mandioca e o milho na maior parte das vezes são as principais fontes de alimentação. Há divisões por sexo, geralmente as mulheres cuidam da comida enquanto os homens caçam e pescam. Algumas tribos se alimentam de produtos industrializados, que compram através do dinheiro ganho com o comércio de produtos típicos da aldeia e vendidos em feiras.

As crianças

As crianças, ou os “curumins” como são chamadas, vivem integradas pela natureza (elas convivem com os cachorros, macacos, araras e os demais bichos). Aprendem observando os mais velhos, se divertem muitos com o banho de rio, brincam de peteca, pião, jogos com sementes, bonecas e outros. Na maior parte das aldeias, as crianças também vão a escola.

Mitos e Ritos

Os mitos podem ser definidos como narrativas que contêm verdades para um povo (grupo), são histórias que contam como o mundo foi criado, como as coisas são como são e como as divindades (os homens e os animais) se diferenciam mas se complementam.
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem. A maioria dos rituais são uma celebração das diferenças (tanto entre todos os seres do universo quando entre os seres humanos). O nascimento de uma criança é comemorado, a iniciação na vida adulta, o casamento, a morte, a colheita e outros diversos eventos são sinônimo de comemoração para os Indígenas.

Habitação

As aldeias não são todas iguais. Há tribos que formam as suas casas ao redor de uma região central. Outras tribos constróem suas casas enfileiradas. Outras tribos moram juntos em somente uma casa. As casas podem ser ovais, retangulares ou redondas. Podendo ser de madeira, palha, cipó ou até tijolos.

Portanto, os Indígenas foram e são fundamentais para a nossa cultura. Devemos ser gratos e respeitar a história desse povo que fez tanto por nós. Feliz dia do Índio!

 

Postar um comentário